sábado, 27 de agosto de 2011

FERNANDO DE NORONHA E O SEU DESVENDAR HISTÓRICO

Trabalhar a historia da Ilha de Fernando de Noronha requer desvendar inúmeras possibilidades de conexão com a construção de Nação Brasileira, e que ainda estava sendo descoberta e cosntruída. Fernando de Noronha, neste momento, era vista como palco para a construção da identidade brasileira, mas cujo destino era servir de "depósito dos desvairados" da sociedade em formação do século XVII.

Noronha era tida como ponto estratégico militar e, neste sentido, era um lugar visado por nações estrangeiras, como objeto de invasão e posse. Essa vontade por ocupa-la encontra eco no sentimento expansionista que permeava a humanidade naquele período de "grandes descobertas", tomando como meta a corrida por conquistar colônias. 

Documentos oficiais da época relatam a presença de estrangeiros de diferentes nações aos arredores do Arquipélago: como os holandeses, no século XVII e franceses e ingleses, no século XVIII. Sob o argumento de "precisão de água" eram tidos pelo o comando oficial como "suspeitos", uma vez que a conjuntura da geopolítica para o Atlântico desaguava em diferentes acordos marítimos de navegação entre os continentes americanos, europeus e africanos. 

Haja vista que Portugal, Espanha e Inglaterra possuíam colônias entre essas dimensões geográficas a presença desses estrangeiros era uma constante; Ora como piratas e corsários, ora com a necessidade de abastecimento para as longas viagens. A verdade é que havia um ar de desconfiança a todos aqueles que se aproximavam da ilha, principalmente a quem era estrangeiro, e isto era acentuado por ser considerada  presidido e lugar de fugas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário